Diretor da AFEL dá palestra em evento de Facility Manager
A função de um Facility Manager (ou gestor de ativos) exige organização e eficiência, pois ele é o responsável pela administração de vários serviços em um edifício comercial. “O Facility permite o funcionamento do edifício, garante o conforto dos usuários e o equilíbrio das atividades do prédio. É uma administração empresarial que busca a solução de problemas e a diminuição de riscos”, explica Mariana Vieira, Facility Manager da Almeida França Engenharia, responsável por gerenciar o edifício Via Esplanada.
Mariana esteve presente no Infra Centro-Oeste, que reuniu profissionais e gestores em Brasília (DF), na última terça (28). “O evento nos trouxe o enfoque na sustentabilidade: reuso de água, micro usina fotovoltaica, prédios certificados, saúde do ambiente e do ar, a responsabilidade ao contratar serviços de terceiros, pois, a empresa contratante tem responsabilidade subsidiária. A inovação precisa estar alinhada com a direção da empresa para a administração ocorrer com eficiência”, conta.
Na 7˚ edição do evento, nosso diretor de serviços, Marcos Paranhos, foi convidado a falar sobre “Cuidados com a climatização em edificações institucionais”. Durante a fala, ele frisou a importância de considerar a destinação do ambiente e o conforto dos usuários na instalação e manutenção de projetos de climatização. Em setores hospitalares, por exemplo, o sistema de ar condicionado deve ser projetado de forma a evitar a contaminação do ar e a proliferação de bactérias. Isto explica a baixa temperatura em UTIs e a pressão interna em salas de cirurgia.
Paranhos também destacou a importância da manutenção de instalações como as de ar condicionado e ventilação mecânica para o bom funcionamento do edifício e conforto dos usuários. “Realizar manutenção mesmo sem um defeito aparente no ar condicionado, além de todos os benefícios para o seu funcionamento, traz economia ao proprietário. Há um plano de manutenção que deve ser seguido”, explica. Acesse o link e confira a palestra na íntegra.
Por que a manutenção é importante?
Segundo Paranhos, a manutenção das instalações prediais, como no sistema de ar condicionado e ventilação mecânica, é de extrema importância para a qualidade do ar, a redução no consumo de energia e a preservação do meio ambiente. A manutenção preventiva tem o objetivo de: 1) manter o projeto do sistema na forma original; 2) evitar a parada dos equipamentos; 3) melhorar vida útil de equipamentos; 4) diminuir o consumo de energia; 5) aumentar o conforto térmico de usuários; 5) fornecer ar puro.
Quais os tipos de manutenção?
Seguir um planejamento é parte das atividades de uma manutenção preventiva, caracterizada pela verificação dos sistemas de forma periódica, a fim de evitar possíveis falhas. Além desta existem outros dois tipo. “Na corretiva são realizados os reparos necessários após identificação de alguma pane no sistema ou quando existe a perda de performance. Na manutenção preditiva é feito o controle e a antecipação de ações para manter o sistema em pleno funcionamento. Elas podem ser identificadas por meio de softwares e equipamentos”, explica Paranhos. Neste post você pode entender melhor sobre os três tipos de manutenção.
A manutenção a longo prazo
A eficiência energética e a preservação do meio ambiente são questões a serem consideradas na manutenção de instalações como as de ar condicionado de edifícios comerciais.“Não dá mais para ficar preso à manutenção do aparelho, é preciso avançar e pensar em eficiência energética”, defende Marcos Paranhos.
Acesse o link e confira a palestra na íntegra.