{"id":368,"date":"2016-08-02T12:03:41","date_gmt":"2016-08-02T15:03:41","guid":{"rendered":"https:\/\/almeidafranca.com.br\/new\/?p=368"},"modified":"2020-04-28T14:34:56","modified_gmt":"2020-04-28T17:34:56","slug":"planejamento-estrategico-em-tempos-de-crise-economica","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/almeidafranca.com.br\/en\/planejamento-estrategico-em-tempos-de-crise-economica\/","title":{"rendered":"Planejamento Estrat\u00e9gico em tempos de crise econ\u00f4mica"},"content":{"rendered":"

Planejamento Estrat\u00e9gico em tempos de crise econ\u00f4mica<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Uma das principais caracter\u00edsticas do mercado \u00e9 a concorr\u00eancia, e isto faz com que as empresas sempre tentem ser melhores e mais competitivas. Paul Tiffany e Steven Peterson, autores do livro Planejamento Estrat\u00e9gico para Dummies<\/em>, comprovam que a receita e o crescimento de empresas que possuem planos estrat\u00e9gicos s\u00e3o, em m\u00e9dia, 50% superiores \u00e0quelas que n\u00e3o realizam algum tipo de planejamento.<\/p>\n\n\n\n

O Planejamento Estrat\u00e9gico (PE) \u00e9 o guia que norteia as a\u00e7\u00f5es de uma organiza\u00e7\u00e3o para que essa alcance os objetivos e metas estabelecidas. Ele oferece uma vis\u00e3o sistem\u00e1tica da estrutura organizacional e permite flexibilidade e adapta\u00e7\u00e3o de acordo com fatores internos e externos que influenciam os neg\u00f3cios.<\/p>\n\n\n\n

Uma crise econ\u00f4mica exige resili\u00eancia daqueles inseridos no com\u00e9rcio. Segundo a Bain & Company \u2013 organiza\u00e7\u00e3o que auxilia empresas a aumentar valor e gerar impacto financeiro \u2013, dentro de uma determinada ind\u00fastria, nem todas as empresas sofrem na mesma propor\u00e7\u00e3o diante de uma crise. O impacto depende fortemente do posicionamento estrat\u00e9gico.<\/p>\n\n\n\n

A estrat\u00e9gia, quando bem elaborada, acarreta em vantagem competitiva no mercado, sendo fundamental para o bem-estar da empresa. Para isso, \u00e9 preciso entender o neg\u00f3cio em quest\u00e3o e tra\u00e7ar objetivos adequados a ele. Portanto, o PE \u00e9 necess\u00e1rio para que nenhuma destas decis\u00f5es seja equivocada e atrapalhe o percurso da institui\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

O Planejamento Estrat\u00e9gico \u00e9, essencialmente, uma ferramenta estrat\u00e9gica de neg\u00f3cios, que deve ser fortalecido em tempos de incertezas. Por meio dele, \u00e9 poss\u00edvel prever as dificuldades econ\u00f4micas e elaborar planos para gerir crises antecipadamente. Em tais momentos, \u00e9 preciso fazer escolhas \u2013 onde investir e onde cortar gastos \u2013, e o estudo destes pontos pode conduzir os investimentos da companhia.<\/p>\n\n\n\n

Com a crise pol\u00edtica, social e econ\u00f4mica instalada no Brasil desde os \u00faltimos anos, a sa\u00edda para muitos foi fechar as portas. S\u00f3 em 2015, mais de 100 mil lojas no pa\u00eds optaram por cessar os neg\u00f3cios e, em S\u00e3o Paulo, o n\u00famero de f\u00e1bricas fechadas passou de 4 mil. Em 2010, o SEBRAE divulgou que 60% das empresas fecham at\u00e9 o segundo ano de atividade e, para estudiosos, essa taxa inclui a falta de planejamento como fator decisivo ao fracasso.<\/p>\n\n\n\n

A Almeida Fran\u00e7a Engenharia possui o Planejamento Estrat\u00e9gico como estrutura\u00e7\u00e3o da empresa. Em 2014, indicadores, metas e planos de a\u00e7\u00e3o foram reestruturados, continuando alinhados \u00e0 inova\u00e7\u00e3o tecnol\u00f3gica, gest\u00e3o e sustentabilidade, que j\u00e1 fazia parte do trabalho da empresa. O planejamento foi uma forma de organizar e maximizar os esfor\u00e7os para obter um melhor resultado e, desde ent\u00e3o, a empresa continua a se consolidar no mercado.<\/p>\n\n\n\n

Desse modo, \u00e9 necess\u00e1rio ter vis\u00e3o estrat\u00e9gica para saber onde aplicar recursos para conseguir os retornos desejados, seja em meio \u00e0 crise ou n\u00e3o. Os estudos de Marketing e Planejamento s\u00e3o cruciais nesse processo, tornando-o mais palp\u00e1vel e eficaz.<\/p>\n\n\n\n

Por Marisa Wanzeller<\/p>","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Planejamento Estrat\u00e9gico em tempos de crise econ\u00f4mica Uma das principais caracter\u00edsticas do mercado \u00e9 a concorr\u00eancia, e isto faz com que as empresas sempre tentem ser melhores e mais competitivas. Paul Tiffany e Steven Peterson, autores do livro Planejamento Estrat\u00e9gico para Dummies, comprovam que a receita e o crescimento de empresas que possuem planos estrat\u00e9gicos s\u00e3o, […]<\/p>","protected":false},"author":3,"featured_media":369,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":[],"categories":[12],"tags":[],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/almeidafranca.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/368"}],"collection":[{"href":"https:\/\/almeidafranca.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/almeidafranca.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/almeidafranca.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/almeidafranca.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=368"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/almeidafranca.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/368\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":440,"href":"https:\/\/almeidafranca.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/368\/revisions\/440"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/almeidafranca.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media\/369"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/almeidafranca.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=368"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/almeidafranca.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=368"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/almeidafranca.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=368"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}