A importância da mudança no crescimento das empresas

por Almeida França em 25/03/2014

Para falar de uma maneira bem geral sobre inovação, sustentabilidade e eficiência energética a gente recorreu a outras palavras, que talvez tenham uma conotação meio “pesada”, que dão uma sensação de desconforto: instabilidade, mudança, desequilíbrio, perturbação, inércia, caos, essas coisas…Mudar (de casa, desmontar e remontar tudo mais uma vez!?) dá um certo frio na barriga; ficar mareado, andando de barco, com o sobe e desce e chacoalha e balança caótico do mar, é uma perturbação, bem sabe quem já fez o trajeto Alcântara » São Luís na maré vazante do fim da tarde: dirigir uma picape (ou pick-up?) em estrada de terra cheia de “costelas de vaca” produz instabilidades e não é nada confortável.

Mas elas são palavras, de facto, muito usadas quando se tenta prever o comportamento de sistemas dinâmicos. Sistema todos nós sabemos o que é: conjunto de elementos que coexistem integrados, sejam eles mecanismos físicos, ou conceitos, ou regras, ou valores e comportamentos, etc. É sistema dinâmico, também, né? Tudo que é dinâmico tem o tempo como uma variável importante.

E foi quando a gente deu uma filosofada (um brainstorming) com o pessoal da Traço sobre esses temas, que eles e a BR/Bauen conceberam e tornaram real a nova logomarca da empresa. Foi a “afinação” de nossos conceitos que deram o chute inicial para a criação da nova logo: a concordância de que tudo o que nos cerca são sistemas dinâmicos interdependentes, sejam eles naturais ou artificiais, econômicos, sociais, ambientais, e que vivemos um período de inovações “disruptivas”, mudanças drásticas e rápidas, que passam a impressão de que tudo segue acelerado à nossa volta.

A idéia está muito bem explicada e apresentada num videozinho que está no Vimeo (link a seguir), e que faz parte de uma apresentação disponível no Behance (também em link abaixo). O Behance é “o site” de referência dos designers, pessoal de branding, artistas gráficos, ilustradores, etc, e a proposta da Traço + BR/Bauen para a novo logomarca e o planejamento visual da Almeida França Engenharia foi muito bem recebida.

http://vimeo.com/81386944

http://www.behance.net/gallery/Almeida-Franca/12923163

Em síntese, a ideia é que, se desejamos continuar presentes e atuantes nessa área de engenharia de instalações, incorporação comercial, e operação, manutenção de edificações e facility management (oops, este post .4 está cheio de palavras em inglês. Mea culpa! Mas os outros também, pois eu me arvorei a fazer traduções meia sola de frases importantes de gente importante, e as reproduzi no original, para que não digam que estou de conversa fiada), neste período de inovações disruptivas, a gente tem que mudar para continuar ativo, e mudar para crescer, em conhecimento, para aprender e executar novas técnicas, e até mesmo mudar para crescer em tamanho! Repetindo uma frase da Ângela Alonso, na sua coluna no Valor Econômico de 13/02/14, “Mudança gera conflito, mas não precisa gerar intolerância.\” E nem inércia, complementaríamos, a Traço, a BR/Bauen e nós aqui.

Fernando França – 13/02/2014

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