SCIA Quadra 14 Conjunto 4, Lote 2, Brasília, DF (61) 3363-9112
Home Separador Portfolio Separador Cases Separador Venâncio Shopping

Venâncio Shopping

O Venâncio Shopping foi um dos primeiros centros comerciais a serem inaugurados em Brasília, no ano de 1977. Em 2017 foi reinaugurado após um retrofit que teve como objetivo modernizar e trazer conforto e bem estar aos usuários. Hoje o espaço possui 120 mil m2 de área construída e 15 mil m² de área bruta locável, com lojas e salas comerciais distribuídas em três pisos, e três espaços gastronômicos, sendo duas praças de alimentação com 40 restaurantes e uma varanda gourmet. Por estar localizado no centro de Brasília e rodeado por edifícios comerciais, o local recebe cerca de 40 mil visitantes por dia.

A Almeida França participou da modernização do espaço e foi responsável pelas obras de instalação do sistema de ar condicionado, ventilação mecânica, exaustão mecânica na praça de alimentação e nos banheiros; pressurização das escadas de emergência para combate à incêndio – item obrigatório em centros comerciais -, com instalação de ventiladores nos lados leste e oeste do prédio. Além disso, foram feitas reformas nos antigos aparelhos de condicionamento de ar.

Para o sistema de ar condicionado, foram instaladas 02 unidades resfriadoras com condensação a água, com 120TR de capacidade de refrigeração, totalizando 240TR’s. Além dos chillers, também faz parte da solução instalada para a central de água gelada: 10 conjuntos de bombas de água gelada (rede primária e secundária) e 02 torres de resfriamento. Para climatização dos ambientes atendidos pela central de água gelada, foram fornecidos e instalados climatizadores de ar tipo “fancoil”, dutados e com difusores de ar realizando o insuflamento dos ambientes. Todos os “fancoils” têm válvula motorizada de duas vias, bomba de drenagem de água de condensação e ventilador evaporador centrífugo, a fim de assegurar uma operação silenciosa e eficiente.

Atualmente a Almeida França cuida da manutenção de quatro chillers novos e usados. O sistema de ar condicionado (CAG) do edifício é supervisionado (monitoração e controle) por sistema de automação predial e integrado a sistema supervisório superior.