SCIA Quadra 14 Conjunto 4, Lote 2, Brasília, DF (61) 3363-9112
  • Home Separador Portfolio Separador Cases Separador Centro de Operações Espaciais Principal – COPE-P

    Centro de Operações Espaciais Principal – COPE-P

    Construído para servir como centro de controle para o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e com a disponibilidade de atender diversos satélites geoestacionários e de baixa órbita, o Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P) servirá como referência nacional e internacional. O principal objetivo desse projeto é fornecer internet em banda Ka no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) para todo o Brasil, incluindo os locais mais remotos; além disso, conta com parte de seu uso em banda X para atendimento a projetos militares estratégicos de defesa nacional. Este projeto cobrirá até 10,6 milhões de quilômetros quadrados (área maior que todo o território brasileiro). Os principais setores que serão beneficiados com o projeto são: Forças Militares de Defesa; Segurança Nacional e os Programas do Governo Federal PNBL, e Internet para todos atendendo a projetos de Educação e Serviços de Cidadania.

    A Almeida França Engenharia é integrante do consórcio SAT3D, consórcio responsável pela construção do centro de operações. O COPE-P será o segundo data center com certificação TIER IV no Brasil e primeiro com essa certificação no setor público. A certificação TIER IV é a mais alta em relação à confiabilidade na operação de serviços de um data center e atesta uma estrutura com manutenção continuada da operação, 24/7/365, com alta tolerância a falhas e capacidade de ultrapassar os piores incidentes técnicos. A certificação TIER IV atesta o funcionamento do data center em 99,9997% do tempo, fundamental para a operação do sistema satelital estratégico de banda larga e defesa brasileiro.

    Em agosto de 2016 o projeto do data center COPE-P recebeu a certificação TIER IV Certification of Design Documents (TCDD), fornecida pela UPTIME INSTITUTE. A obra será entregue pelo consórcio SAT3D com a certificação TIER IV Certification of Constructed Facility (TCCF).

    O COPE-P teve seu projeto desenvolvido utilizando a tecnologia BIM, ferramenta cada vez mais relevante em obras públicas por fornecer maior transparência nos custos, no controle das implantações, na gestão e no monitoramento da obra. Com isso, todas as alterações e medições do projeto são feitas utilizando essa ferramenta, representando o andamento financeiro da obra compatível com o físico. Ao final, a obra será entregue em BIM 6D, com informações referentes à controle físico-financeiro da obra, orçamento, as-built e informações sobre ciclo de vida, manutenção e garantias de todos os equipamentos do data center.

    Recentemente, a TELEBRAS recebeu a prêmio de “Melhor Prestação de Serviço Digital no Setor Público”, do DCD Awards Latin America pelo projeto do COPE-P. Esse prêmio é conhecido como o “Oscar” do setor, sendo realizado anualmente pela Datacenter Dynamics.