SCIA Quadra 14 Conjunto 4, Lote 2, Brasília, DF (61) 3363-9112
  • Home Separador Portfolio Separador Cases Separador Centro de Operações Espaciais Secundário – COPE-S

    Centro de Operações Espaciais Secundário – COPE-S

    A Almeida França participou do Consórcio SAT2D, responsável pela construção do Centro de Operações Espaciais Secundário (COPE-S), localizado no Rio de Janeiro/RJ. O complexo de operação e de processamento de dados atende o 1º Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) da Telebras, e serve de contingência para o COPE-P, localizado em Brasília/DF.

    O COPE-S foi projetado seguindo a tipologia TIER 3, o segundo mais alto em termos de disponibilidade e confiabilidade para a infraestrutura de uma instalação de missão crítica em energia, refrigeração, eficiência energética e disponibilidade. O centro conta com cerca de 25.000m² de área urbanizada, e de 9300 m² de área construída, sendo 600 m² de wide floor. A carga total prevista para o COPE-S é de 2,0 MVA.

    Peça chave no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) do Governo Federal brasileiro, o SGDC tem a missão de fornecer internet em banda Ka para todo o Brasil, incluindo os locais mais remotos, além da banda X para atender às Forças Armadas do país. A cobertura do satélite é de 10,6 milhões de quilômetros quadrados, área maior que todo o território brasileiro.