SCIA Quadra 14 Conjunto 4, Lote 2, Brasília, DF (61) 3363-9112
Home Separador Portfolio Separador Cases Separador Banco Interamericano de Desenvolvimento

Banco Interamericano de Desenvolvimento

A Almeida França foi responsável pelas obras de reconfiguração e ampliação da sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), localizado no Setor de Embaixadas Norte, em Brasília (DF). As instalações são constituídas por um edifício de três andares, com 2.709 metros² de espaço de escritório, incluindo um bloco de um andar com uma sala de conferência multiuso. O total da área de reforma foi de aproximadamente 3.200m², incluindo áreas externas.

O retrofit aconteceu nas Instalações eletromecânicas, além da reforma interna para reconfiguração do espaço; obra de expansão no primeiro pavimento, visando o aumento da área para estações de trabalho; e acessibilidade.

A reforma interna do prédio objetivou a implantação do conceito panorâmico, com a atualização dos interiores e utilização de novos mobiliários. Houve a modernização da infraestrutura das redes de dados e voz, das instalações elétrica, telefônica, hidrosanitárias, som ambiente, detecção alarme incêndio, combate a incêndio, ar-condicionado e exaustão, e instalações especiais – CFTV  e automação.


Os ambientes internos e externos são acessíveis, seguindo o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Os pavimentos foram convertidos em espaço aberto, com estações de trabalho e serviços de apoio para reuniões, impressão de documentos e videoconferência. A capacidade total foi acrescida de 135 para cerca de 150 funcionários, por isso foi construído um novo andar sobre a sala de conferência.


Para adequação das condições de evacuação e proteção em caso de incêndio e pânico, também foi feita nova escada de emergência, além de pequenos ajustes técnicos de serviço. Externamente, foram criadas novas vagas para estacionamento, disponíveis através de ajustes na área de jardins frontal.
Os sistemas eletromecânicos foram redesenhados para acomodar a configuração de espaço aberto mediante a centralização dos serviços e sistemas de gerenciamento do edifício.

O sistema de construção seguiu estritamente toda a legislação local aplicável bem como as recomendações da International Building Code (IBC), do National Electrical Code (NEC), do Life Safety Code (NFPA 101) e as diretrizes da American Society of Heating, Refrigera Ting and Air-Conditioning Engineers (ASHRAE).


Destacamos que a obra foi executada com a edificação em pleno funcionamento. Para tanto, foram utilizadas estruturas temporárias em contêineres capazes de abrigar parte do efetivo do Banco, enquanto se processavam os ajustes nas áreas internas.

O retrofit rendeu ao BID a certificação LEED NC (Leadership in Energy and Environmental Design) –  sistema internacional de certificação para edificações com orientação sustentável concedido pela United States Green Building Council (USGC). Para obtenção da certificação foram implantadas soluções sustentáveis na execução do projeto e durante a obra, tendo como resultado uma edificação energicamente eficiente com a implementação de medidas de economia de água.