SCIA Quadra 14 Conjunto 4, Lote 2, Brasília, DF (61) 3363-9112
Home Separador Blog Separador Como manter colaboradores motivados

Blog

Blog
almeidafranca_e94b9bc135

Tecnologia da informação: Equipe integrada, resultados concretos

Por: Almeida França

20 de julho de 2014

A Tecnologia da Informação (TI) é o conjunto de atividades providas por recursos computacionais e ligadas a obtenção, armazenamento e transmissão de dados. Sua aplicação na construção civil pode ocorrer em diferentes etapas, como no planejamento, na orçamentação e na construção. O uso de TI elimina fases de projeto e construção, reduzindo tempo e custo. Além disso, facilita a integração e agiliza a comunicação interna. Utilizar um software unificado para todos os departamentos barateia os custos de manutenção de programas.

Apesar dos benefícios, a aplicação de TI ainda não é tão homogênea na construção civil brasileira. Segundo Romeu Neiva, pesquisador da Universidade de Campinas (Unicamp), a expansão da infraestrutura de telecomunicação no Brasil nos últimos 20 anos possibilitou um aumento de investimentos e retornos de empresas de diferentes setores em TI. Embora haja pesquisa e investimento na área, esse cenário poderia ser ainda mais intenso.

Neiva aponta que os investimentos em TI estão atrelados a outras áreas. \\\\\\\”O investimento em infraestrutura de telecomunicação, por exemplo, irá diminuir os custos que as empresas têm hoje com internet de má qualidade e rede de celulares precária. Quanto à educação\\\\\\\”, diz, \\\\\\\”temos um déficit muito grande de mão de obra qualificada\\\\\\\”. De acordo com o pesquisador, as empresas não podem investir em inovação se isso significa arcar com os custos de mão de obra sem qualificação e improdutiva.

No ano passado, fizemos um seminário na Almeida França sobre uma das ferramentas de TI, oBuilding Information Modeling (BIM). Esse formato cria modelos digitais integrados em 3D e possibilita que plantas e cálculo de orçamento sejam automaticamente atualizados de acordo com as alterações feitas no projeto. Seu uso resulta em planejamento aprimorado, projetos consistentes e documentação detalhada. Além disso, permite detectar precocemente conflitos na fase da execução. Smartphones e tablets também podem ser incorporados aos canteiros de obras para agilizar a troca de informações no projeto. Aplicativos possibilitam gerenciar custos e riscos, indo do controle de produtividade à análise de processos de recursos humanos.

Nós da Almeida França temos a preocupação de aliar qualidade e inovação. Recentemente, adotamos o Enterprise Resource Planning (ERP), sistema de gestão integrada que barateia e dinamiza a comunicação interna nas empresas. Assim, integramos nossas equipes com agilidade e organização para trazer os melhores resultados.

Por Amanda Venicio – Facto – Agência de comunicação