SCIA Quadra 14 Conjunto 4, Lote 2, Brasília, DF (61) 3363-9112
Home Separador Blog Separador Como manter colaboradores motivados

Blog

Blog
Almeida-França-[Recuperado]

Importância de uma ambiente de missão critica

Por: Almeida França

3 de outubro de 2016

A integração de pessoas ao redor do mundo é crescente, e um dos maiores colaboradores para isso é algo que utilizamos todos os dias: a tecnologia. De fato, o meio tecnológico está presente em vários processos e atividades diárias, resultando em uma relação de dependência entre homens e computadores. O que acontece, então, se o funcionamento dessa fonte de dados e armazenamento possui falhas? A solução está na ideia de ambiente de missão crítica.

Quando documentos somem ou trabalhos se perdem por problemas em computadores, atividades de rotina se tornam mais difíceis. Imagine agora o que aconteceria se as falhas se estendessem a serviços essenciais: bancos, provedores de internet e empresas com perda de informações de clientes, semáforos que podem gerar dificuldades no trânsito com o sistema operacional afetado, aviões e metrôs com o trabalho prejudicado por um sistema que não funciona tão bem.

O ambiente de missão crítica, assim, é o ambiente tecnológico responsável por garantir o funcionamento de um sistema, evitando a perda de dados, a paralisação e  os problemas de operação relacionados a serviços computacionais. Ou seja, o uso da tecnologia evita e soluciona essas falhas no trabalho de computadores.

Nesse sentido, definições como a análise de tempo de paralisação e de retorno das funções normais de um sistema embasam o desempenho da missão crítica e, para que a solução seja implementada, é necessário um enfoque em segurança da informação. Na verdade, é importante que a tecnologia seja blindada e esteja em um local com climatização especial, com sistemas contra incêndios específicos e eventualidades. Com monitoramento constante e acesso restrito, empresas podem evitar problemas no ambiente.

De fato, não é à toa que data centers possuem um espaço tão importante no mercado. A proteção de dados se torna mais importante conforme a perda de informações de determinado serviço ou instituição representa um problema maior. Seja em empresas especializadas em dados ou naquelas que optam por desenvolver o próprio ambiente de missão crítica, a idealização de segurança da tecnologia é essencial. Algumas, inclusive, mantém o local que guarda os equipamentos sob sigilo.

Mas, diferente do que alguns pensam, um sistema que promove a segurança de utilização de dados não precisa ser grande e de alto valor para ser eficaz. É necessário um estudo e conhecimento de cada instituição para definir como o ambiente de missão crítica funciona melhor. Para um jovem que mora sozinho, por exemplo, ligar o 3G do celular quando o Wi-Fi não funciona pode ser tudo o que precisa para suprir suas necessidades.

Assim, para identificar o melhor para cada caso, algumas informações devem ser levadas em consideração, como a criticidade do contexto e a capacidade do sistema. Quando o nível crítico é muito alto, o sistema de tolerância de falhas garante que equipamentos estejam prontos para funcionar caso o que estiver sendo utilizado pare. Já o sistema de alta disponibilidade geralmente não trabalha com máquinas na retaguarda, mas representa um desenvolvimento com menor risco de falhas. A escolha entre um e outro pode estar na possibilidade de falhas para a instituição. A relação é de custo-benefício.

Com relação à capacidade de um sistema, se tudo está sendo utilizado e o limite está sendo atingido, o resultado pode ser uma sobrecarga. Por outro lado, uma capacidade muito alta sem utilização representa um gasto desnecessário. Quando o assunto é ambiente de missão crítica, não existem técnicos que dominam tudo. A utilização é tão ampla e, ao mesmo tempo, diferente em cada caso, que os profissionais também são especializados em áreas menores.

Da mesma forma que lojas precisam de um sistema em funcionamento para realizar vendas e gerar credibilidade com relação ao cliente, a importância dos dados, de informações, e de cada negócio deve ser analisada para que o investimento no ambiente de missão crítica seja preciso. Com a tecnologia e os cuidados devidos, o uso de computadores em grandes negócios e serviços é seguro e pode trazer benefícios no potencial mais alto. Cada caso envolve uma situação diferente e a tecnologia pode ser explorada da maneira mais eficaz possível.

 

Por Mariana de Salles Moreira Borges