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Gestão da segurança: A sua empresa tem garantido a segurança de seus colaboradores?

Por: Almeida França

20 de setembro de 2014

Devido ao excessivo número de acidentes reportados no setor da construção civil e na indústria, empresas têm reavaliado as políticas e sistemas de gestão que garantem mais saúde, segurança e qualidade de vida no ambiente ocupacional. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 1,9 a 2,3 milhões de pessoas morrem por ano em acidentes relacionados ao trabalho (em média, 5.500 mortes por dia). No Brasil, o Ministério de Trabalho e Emprego (MTE) reporta cerca de 350.000 acidentes por ano.

A reversão desse cenário preocupante requer uma mudança de mentalidade nas organizações e uma revisão das medidas preventivas. As práticas de Gestão em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) devem cumprir os requisitos legais, atuar sobre o maquinário e os operadores e prevenir condições adversas que possam prejudicar a saúde dos trabalhadores.Ao construir um ambiente seguro e regulamentado e colocar o bem-estar dos funcionários a frente do lucro e da competitividade, a empresa mostra uma conduta ética e responsável.

As organizações podem desenvolver Sistemas de Gestão em SST, conjuntos de iniciativas e processos que a auxiliam no cumprimento das normas regulatórias, no aperfeiçoamento e na minimização de todas as não-conformidades em saúde e segurança. Os sistemas não são estáticos, devem ser aplicados em concordância com a estrutura e os objetivos da empresa e devem estar em um processo contínuo de revisão e avaliação. Por isso, deve-se mensurar os acidentes ocorridos e realizar análises ergonômicas antes da formulação de estratégias.

A Almeida França Engenharia LTDA tem renovado suas políticas de gestão em SST. Hoje, a empresa conta com dois Técnicos de Segurança do trabalho. Eles gerenciam todos os treinamentos e inspeções de campo, exigem os Equipamentos de Proteção Individual (EPI),controlam a documentação pertinente, analisam o risco nos ambientes de trabalho e garantem que as exigências do MTE sejam cumpridas.

Julio Cesar Sales Lima, Técnico de Segurança do Trabalho, aponta as ações da empresa: “A Almeida França investe muito em materiais de qualidade, como EPI, uniformes e equipamentos de trabalho. Outro foco importante são os treinamentos para capacitação dos funcionários sobre os riscos das atividades”. A organização oferece treinamentos sobre: a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, riscos em redes elétricas, riscos na indústria da construção civil e trabalho em altura, todos com base nas normas regulatórias do MTE.

Para Julio Cesar, “todo esse conhecimento adquirido pelo funcionário na admissão e durante a permanência na empresa o deixa mais capacitado para executar suas atividades com segurança, o que é válido para o funcionário, para sua família, e para a empresa”. Julio ainda reforça a importância de uma equipe alinhada com as normas regulatórias e medidas de segurança: “A segurança na empresa é responsabilidade de todos os funcionários”.

Por Marina Torres – Facto – Agência de Conunicação