SCIA Quadra 14 Conjunto 4, Lote 2, Brasília, DF (61) 3363-9112
Home Separador Blog Separador Como manter colaboradores motivados

Blog

Blog
maria carolia 1997

Aniversário da AFEL: 29 anos de história e muito a comemorar

Por: Caroline

25 de outubro de 2017

A empresa foi fundada no dia 25 de outubro de 1988 por Eduardo de Almeida França, com o objetivo de oferecer serviços de engenharia altamente especializados e integrados ao mercado. Em todos esses anos o trabalho foi pautado no ideal de “ser uma empresa à frente do seu tempo”. Não só acumulamos grandes realizações no portfólio, como estivemos presentes na vida de brasilienses e brasileiros, com uma gestão que sempre privilegiou a qualidade de resultados, o trabalho em equipe, a eficiência organizacional, a sustentabilidade, a inovação e a ética, princípios expressos em nossa missão. 

1 2

Principais realizações

Nossa história é marcada pela atuação nos setores público e privado, cumprindo prazos estritos e realizando atividades com grande precisão, voltadas a saúde e conforto dos usuários, além da eficiência e segurança dos processos nas edificações.

Entre as obras e soluções mais recentes e de grande relevância nacional desenvolvidas pela Almeida França estão o Centro de Operações Especiais Principal (COPE-P) em Brasília-DF, e o Secundário (COPE-S), no Rio de Janeiro-RJ. Com as obras em pleno vapor, os centros de processamento de dados darão suporte ao Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) da Telebrás, quando inaugurados. A execução de um projeto de tamanha complexidade é realizada com o Building Information Modeling (BIM), tecnologia mais avançada para gerenciamento de obras no mundo.

“A execução das obras do COPE-Principal e do COPE-Secundário deve ser minuciosa, para garantir alto nível de segurança. Para isso estamos utilizando o BIM em todo o processo. Executar um projeto com uma certificação sofisticada, utilizando toda tecnologia do conceito BIM não só é viável, mas é possível, uma exigência nos dias de hoje. Conseguimos trazer para a realidade e usar o BIM em 100% de um trabalho desta magnitude. Nós dominamos esta tecnologia e estamos atuando em projetos desta característica”, afirma José Luís Wey de Brito, Diretor de Projetos Especiais da empresa.

Os empreendimentos próprios como o edifício Maria Carolina, em Goiânia-GO, e o Business Point, em Brasília-DF, são exemplos de nossa competência e compromisso com resultados de qualidade. Em 1998 recebemos nosso primeiro reconhecimento, o Prêmio Procel na categoria Edificações pela obra do Edifício Business Point, empreendimento pautado no design.

 

Soluções sustentáveis

As certificações sustentáveis também são uma realidade na empresa. Apesar de não serem obrigatórias pela legislação brasileira, sinalizam a colaboração com o meio ambiente, a redução de custos operacionais de edifícios e o conforto dos usuários finais.

Em nossa sede administrativa foram feitas várias adequações a fim de obter a certificação internacional Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), fornecida pelo o Green Building Council (GBC). Entre as mudanças, destacamos a implantação de uma Usina Fotovoltaica que gera 50% do que é consumido na sede da empresa em dias úteis. “O objetivo vai muito além da oportunidade comercial e de valorização do prédio, estamos buscando o selo, pois vai de encontro à política de sustentabilidade da empresa, aos nossos valores institucionais”, comenta o engenheiro Eduardo de Almeida França.

Também fomos responsáveis por retrofits, ou adaptações estruturais, de edifícios públicos e privados, a fim de trazer eficiência energética e conforto aos usuários dos edifícios. No Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), fomos responsáveis pelo retrofit que rendeu ao edifício o selo LEED. Já na nova sede do Laboratório Sabin, fornecemos e instalamos os aparelhos de ar condicionado que desempenham importante papel no consumo de energia do prédio e, consequentemente, na obtenção da certificação LEED, ainda em curso.

 

Premiações

Nossas atividades nos renderam outros reconhecimentos, como em entidades do setor de engenharia térmica. Fomos vencedores por dois anos consecutivos do Destaques do Ano pela SMACNA Brasil, em 2016 e 2017. No primeiro ano, pelas instalações de ar condicionado do PO700 e, neste ano, pelas instalações de ar condicionado e ventilação mecânica da nova sede do Laboratório Sabin.

Em 2011 recebemos o 2o lugar no prêmio CBIC de Inovação Tecnológica pela reforma dos sanitários coletivos e privativos, incluindo a instalação de sistema sanitário de esgotamento a vácuo do Edifício Sede do DNIT. Os recursos trouxeram ao Governo Federal uma redução expressiva do consumo de água e do volume de esgoto primário gerado no prédio, favorecendo a diminuição de gastos e da degradação do meio ambiente.

Ao longo da história, a Almeida França desenvolveu e aprimorou a cultura técnica em engenharia de instalações e de manutenção e gestão de ativos físicos. Nosso corpo de profissionais forma uma equipe de alto nível, nas especialidades elétrica, mecânica, civil e mecatrônica.

Todas estas realizações não seriam possíveis sem a confiança de nossos clientes, o apoio de nossos parceiros e fornecedores e, especialmente, a competência e dedicação de nossos colaboradores. Nosso muito obrigado por somarem à nossa história!

Almeida França: 29 anos em Constante Movimento e em Constante Evolução