SCIA Quadra 14 Conjunto 4, Lote 2, Brasília, DF (61) 3363-9112
Home Separador Blog Separador Como manter colaboradores motivados

Blog

Blog

Preocupação com sustentabilidade rendeu prêmios à AFEL

Por: Redação

6 de julho de 2018

Todo serviço que a Almeida França assume é com o objetivo de fazê-lo bem feito. Em 29 anos de história, aliamos premissa a um time de profissionais competentes, e obtivemos reconhecimento no mercado.

O mais recente deles foi o Prêmio Destaques SMACNA Brasil-2016, pelo segundo ano consecutivo, com a instalação do sistema de ar condicionado e ventilação mecânica da nova sede do Laboratório Sabin, em Brasília.

Este prêmio consiste em promover anualmente, em âmbito nacional, o reconhecimento solene dos melhores trabalhos de engenharia térmica. 

A AFEL forneceu e instalou duas unidades resfriadoras de água com condensação a ar, completando as soluções de alta eficiência da central de água gelada do edifício, sendo as bombas de água gelada da rede primária e secundária do tipo “in line”, fabricação Grundfos.

Todo o sistema de ar condicionado e ventilação mecânica do edifício é monitorado e controlado por sistema de automação predial e integrado a sistema supervisório superior. Ao todo, 410 pontos são supervisionados.

O edifício com cerca de 14.000 m² de área construída foi feito seguindo os conceitos de edificações sustentáveis (inclusive o ar condicionado). A sede é candidata ao selo Gold da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) pelo USGBC (United States Green Building Concil).

Também em 2017, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) a certificação LEED NC, após retrofit do edifício realizado pela AFEL. 

Sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil recebeu selo LEED após retrofit realizado pela AFEL.

O retrofit aconteceu em toda a instalação do sistema de ar condicionado e ventilação mecânica, nos quadro elétricos, além de pequena obra de expansão no segundo pavimento e acessibilidade. Para obtenção da certificação LEED, os pré-requisitos e os créditos foram comprovados pelos projetos e construção finalizada, tendo como resultado uma edificação energicamente eficiente, com a implementação de medidas de economia de água.


2015

A AFEL foi premiada pela primeira vez no Prêmio Destaques SMACNA Brasil em 2015 pela instalação dos equipamentos Trane Stealth do empreendimento PO700 da Paulo Octávio Investimentos.

PO700


O Trane Stealth são sistemas industriais de refrigeração combinada que diminuem os custos de eletricidade e os custos operacionais. Os equipamentos têm como principais características: elevada eficiência energética, tanto em cargas totais quanto em cargas parciais; e a operação com baixo nível de ruído.

O empreendimento já recebeu a certificação LEED Silver e está em busca da LEED Gold. 


2011

Em 2011 a AFEL ficou em 2º lugar no Prêmio Concurso Falcão Bauer da Câmara Brasileira da Indústria da Construção de Inovação Tecnológica –, pela reforma dos sanitários coletivos e privativos, incluindo a instalação de sistema sanitário de esgotamento a vácuo do Edifício Sede do DNIT, em Brasília.

A Almeida França Engenharia foi premiada pelo seu compromisso com a sustentabilidade e por aliar tecnologia de ponta e preservação de recursos naturais (neste caso, a água).

A obra trouxe ao Governo Federal uma redução expressiva do consumo de água e do volume de esgoto primário gerado, favorecendo a diminuição de gastos e da degradação do meio ambiente.

O consumo de água tratada passou de 6.300 m³ mensais para 2.000 m³, após 100% da obra concluída. O DNIT passou a economizar mais de R$ 600 mil por ano (base 2012) de verba de custeio.

1998


Pela construção do Edifício Business Point, a AFEL recebeu o Prêmio Procel em Edificações, concedido pelo Ministério de Minas e Energia, em 1998.

Edifício Business Point


O edifício localizado próximo ao Museu Nacional, foi pensado de modo a aprimorar o consumo de energia elétrica, através de recursos como:
– arquitetura ajustada à orientação espacial;
– uso de mármore refletivo e vidros especiais na fachada para adequar a incidência de luz natural ao ganho térmico solar;
– adoção de sistema de condicionamento de ar por água gelada, com controle central;
– aplicação de luminárias especiais;
– integração da automação predial: condicionamento de ar, segurança e controle de acesso.

O consumo de ar condicionado no Business Point é de 50% de uma edificação similar convencional da época, e ainda hoje é uma referência para análises comparativas.

Diretores e engenheiros da AFEL na premiação SMACNA de 2017.

Além destes reconhecimentos, a AFEL está cada vez mais perto de obter a certificação para a sede da empresa. Nossos esforços estão voltados à nossa visão de ser uma empresa a frente de seu tempo, em constante movimento e em constante evolução.