SCIA Quadra 14 Conjunto 4, Lote 2, Brasília, DF (61) 3363-9112
Home Separador Blog Separador Como manter colaboradores motivados

Blog

Blog
Arte Final LEED

Certificação LEED: benefícios da incorporação do certificado de sustentabilidade internacional

Por: Almeida França

2 de maio de 2016

LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema internacional de certificação para operaçãode edificaçõesutilizado em 143 países. A prática teve início nos Estados Unidos com a ONG USGBC (U. S. Green BuildingCouncil) e no Brasil, pela GBC Brasil (Green Building Council Brasil), que adapta a certificação para o mercado nacional. O intuito do certificado é comprovar a sustentabilidade por meio da eficiência operacional e manutenção do edifício, pautada em três pilares: ambiental, econômico e social.

Os benefícios da incorporação do certificado LEED, em uma edificação, chegam a todos os três pilares citados. Na questão ambiental, ocorre o decréscimo do impacto por meio de ações específicas como o uso racional dos recursos naturais, a redução no consumo de água e energia e a utilização de tecnologias de baixo impacto ambiental.

No que tange ao pilar econômico, os benefícios do certificado são, além da diminuição dos custos operacionais e riscos regulatórios, a modernização e menor obsolescência do edifício e maior valor agregado ao imóvel. No quesito social, ocorre melhorias na segurança, priorização da saúde dos membros, aumento do bem-estar dos usuários e incentivo à parceria com fornecedores de maior responsabilidade socioambiental.

O projeto de certificação que será realizado pela Almeida França possui quatro fases. A primeira é a Análise de Viabilidade, que consiste em estudar a possível adequação do edifício de acordo com as especificações do certificado e com uma análise de custo-benefício. Essa fase será finalizada no mês de abril.

Logo após virá a etapa de reformas e adequações, na qual a empresa fará os ajustes necessários para garantir os pontos do checklist, que será realizado entre maio e junho de 2016. Em seguida, ocorrerá a fase de medições dos sistemas energéticos pelo período de 12 meses, no qual será concluído em junho de 2017. Por último, a submissão dos documentos– etapa de preparo de toda a documentação necessária para obter o certificado LEED – tem a estimativa de ser entregue em novembro de 2017.

A preocupação com a sustentabilidade motiva a Almeida França – e outras empresas que também estão aderindo ao Certificado Internacional LEED – a impactarem a sociedade de forma positiva e consciente.

Por Matheus Gomes de Carvalho